Ponto Rim-14 (R14)

Todo ponto de acupuntura tem a sua ação/função energética e indicações específicas, além disso tem uma ação local. Gosto sempre de associar uma função ao ponto para facilitar a lembrança na hora da seleção para determinar um tratamento para meu paciente. O ponto R14 é meu querido para os distúrbios ginecológicos.

R14 é um ponto que se encontra, por meio do caminho profundo do meridiano ,com o ponto Chong mai (BP4) que é abertura de vaso maravilhoso que tem uma ação no processo da formação embriológica.

Localizado no abdome a 0,5 tsun lateral a linha média e 3 tsun acima da sínfise púbica.

Esse ponto tem ação na tonificação da energia do rim e baço e consequentemente atua na energia ancestral e auxilia no fortalecimento da transformação e transporte do alimento pelo baço. Como está localizado no aquecedor inferior ele nutre a região com qi e sangue, logo auxilia na movimentação e controle dessas substâncias no útero.

As principais indicações desse ponto giram em torno das questões ginecológicas como menstruação irregular, excesso de fluxo menstrual, cólicas menstruais, pouco sangue menstrual, corrimento vaginal, infertilidade, mioma, cistos no sistema reprodutor feminino, endometriose, espermatorreia, diarreia, infecção no trato urinário entre outros desequilíbrios da região.

O principal foco de ação desse ponto é o útero porém no homem também pode ser utilizado para trabalhar questões relacionadas a fertilidade e desequilíbrios penianos principalmente relacionados ao sêmen.

*Lembro que o ponto de acupuntura tem funções e indicações isoladas, porém o que determina o sucesso em um tratamento de acupuntura é a combinação entre todos os pontos seguindo as necessidades individuais de cada paciente.*

 

 

 

18/11/2020

0 responses on "Ponto Rim-14 (R14)"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.