Ponto BP10

Baço Pâncreas 10 (Xuehai – Mar do sangue)

Localização: 2 tsun acima da patela, na parte medial da coxa, seguindo o caminho do meridiano do baço pâncreas.

Pelo nome já podemos associar o BP10 as disfunções de sangue, principalmente quando nos referirmos a deficiência e ao calor dessa substância vital, que podemos observar na língua pálida (deficiência) ou na língua vermelha (calor).

Ação do ponto: Esfria o sangue, revigora o sangue e elimina a estagnação, interrompe o sangramento, regula a menstruação e nutre o sangue. Afeta os canais do baço, fígado e rim.

Indicações: Urticária, eczema, erisipela, herpes zoster, feridas quentes, úlcera e pruridos nos órgãos genitais. Acne, furúnculo, menstruação irregular e dolorosa, amenorreia, sangramento uterino. Auxilia na produção e controle do sangue.

Considerações pessoais: Utilizo muito desse ponto em caso de pacientes com deficiência de sangue, apresentando desânimo, falta de vontade e apatia. Em casos de calor no sangue que podemos observar na língua bem vermelha o BP10 se torna extremamente efetivo por desintoxicar o sangue, por isso as principais indicações giram em torno de problemas de intoxicação dessa substância vital. Na minha prática clínica quando utilizado em casos de deficiência de xue(sangue), ele apresenta resultados muito eficazes e rápidos, claro a depender do caso.

Estudar os pontos de acupuntura e sua ação se torna extremamente indicado para que o acupunturista chegue aos pontos melhores e ideais para o seu paciente, e um ponto que pode ser muito eficaz para um as vezes não é tão eficaz para outro, para mim esse é o fantástico da acupuntura, ter inúmeros caminhos para tratar um mesmo problema.


Referência: Os fundamentos da medicina chinesa – Giovanni Maciocia; Aplicativo assistente de acupuntura.

18/11/2020

1 responses on "Ponto BP10"

  1. Como gosto da medicina chinesa ou oriental! Parabéns pela postagem!

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.