Imunidade e a Medicina Tradicional Chinesa

A imunidade é uma rede complexa do sistema humano, muitos estudos e muitas teorias giram em torno desse sistema para tentar explicar sua complexidade e suas possíveis reações. O seu funcionamento pode ser afetado negativamente por muitos fatores, cada indivíduo reage de uma forma diferente frente a exposição desses agentes estressores.

Os fatores mais comuns que afetam o sistema imunológico são: acúmulo diário de estresse, falta da atividade física, má alimentação, contato excessivo a produtos químicos e consumo de substâncias tóxicas além de vírus e bactérias presentes no ar que respiramos.

O sistema imunológico é responsável por combater os agentes invasores que irão provocar algum desequilíbrio no sistema e naturalmente “eliminar” esses inimigos indesejáveis do sistema e quando o ele falha em combater esses agentes estressores ficamos doentes.

Para a medicina chinesa o sistema imune tem relação com todos os elementos, porém os elementos terra e água estão na linha de frente para o fortalecimento da imunidade.

O elemento água por meio da energia ancestral nutre o sistema linfático que é o principal sistema de defesa do organismo contra agentes estressores.

O elemento metal protege o corpo contra os fatores patógenos externos pois esse elemento nutre a pele que a primeira barreira contra os fatores patógenos além desse elemento ser responsável pela manutenção da energia wei qi, que a energia responsável por proteger o corpo e fica a nível de pele.

Curiosidade: Segundo os clássicos chineses, essa energia wei durante o dia dá 25 voltas protegendo o corpo contra esses fatores patógenos e durante a noite ela se internaliza dando mais 25 voltas internas para se limpar e com isso no período noturno, estamos mais suscetíveis a sofrermos invasão de fatores patógenos, já diziam nossos avós para não ficarmos expostos ao frio durante a noite, não dormirmos com a janela aberta nem andar descalços no chão frio exatamente por isso, durante a noite nosso corpo está suscetível a invasão de fatores patógenos.

De acordo com a formação energética para termos um sistema imune forte devemos nos alimentar bem para termos uma boa produção de yin qi, respirarmos bem e isso é possível melhorar através da prática de atividade física, meditação e outros hábitos que favoreçam uma melhor atividade do pulmão e com isso é possível produzir energia yang em sua melhor versão além disso evitar o estresse diário por meio do autoconhecimento é possível diminuir os níveis de estresse, dormir bem, não há nada mais revigorante que uma noite bem dormida e com esses hábitos é possível melhorarmos o sistema imune e assim combater vírus e bactérias e evitar o adoecimento do corpo.

Dentro do tratamento de acupuntura há alguns pontos que podem auxiliar no aumento da imunidade como

P7 + R6 pois equilibram as energias do elemento metal e água.

P9 – Desintoxica o pulmão, melhora o fluxo energético do yang qi limpando as energias.

E36 – Auxilia na melhor atividade do estômago e limpeza das energias.

 

Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento – Hipócrates.

18/11/2020

0 responses on "Imunidade e a Medicina Tradicional Chinesa"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.