Acupuntura e misticismo

Acupuntura por muitos anos foi considerada uma técnica mística pois há um longo tempo atrás não podia se explicar o porque a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo promovia um efeito de alívio e melhora de inúmeros problemas. Porém hoje com o surgimento da tecnologia e da ciência muitas técnicas milenares chinesas podem ser explicadas e podemos concluir que não há nada de místico nas técnicas de medicina chinesa.

Explicações mitológicas antigas do início da acupuntura diz que um soldado na guerra estava com dores na região do estômago e durante um ataque, ele levou uma flechada no ponto E36 e sua dor aliviou significativamente a ponto de deixa-lo intrigado, e a partir dai exploraram pontos ao longo do corpo para tratamentos. Logicamente é um mito porém não se sabe ao certo onde tudo começou, é uma medicina milenar que existe há mais de 5000 anos e algumas teorias são exploradas.

Portanto acupuntura não é mais uma técnica que não pode ser explicada, atualmente existem inúmeras comprovações de seus resultados e para mim a principal delas são as respostas positivas dos pacientes em relação aos tratamentos, outro fator extremamente importante é que não é necessário acreditar para que ela tenha efeitos.

Uma das explicações que envolve os resultados da acupuntura é que por meio da técnica estimula-se mecanoreceptores que desencadeiam estímulos no sistema nervoso que provoca uma liberação intensa de mediadores inflamatórios, óxido nítrico e histamina que melhoram no aporte sanguíneo.

O uso das agulhas aumenta a liberação de endorfina no organismo, substância importante para o alívio da dor, além de relaxar a musculatura, aumentar o fluxo de sangue e dessensibilizar as terminações nervosas, bloqueando o estímulo nervoso a níveis medular e cerebral. Isso faz com que o tratamento também tenha um caráter curativo.

As teorias da medicina chinesa consideradas místicas que envolvem o yin e yang e cinco elementos, são teorias que facilitam de forma didática o entendimento de toda a fisiologia energética desempenhada pelo nosso corpo. E sim, somos movidos por energia, o corpo físico desempenha suas funções por meio de fusões energéticas que a ciência já vem comprovando fazendo com que a acupuntura pule de patamar, saia dessas teorias místicas para explicações que facilitam o entendimento de todos além é claro das inúmeras melhoras que são proporcionadas pelas técnicas dessa medicina milenar.

O corpo humano é completamente ligado e um desequilíbrio em determinado sistema pode provocar alterações fisiológicas em outros e são essas associações explicadas pelas teorias da medicina chinesa. E a tecnologia está ai disponível para nos ajudar a entender de forma mais efetiva, como a acupuntura e as outras técnicas da medicina chinesa agem no corpo.

18/11/2020

0 responses on "Acupuntura e misticismo"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.